Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso fará apresentação em Cáceres neste sábado(09)
Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso fará apresentação em Cáceres neste sábado(09)
08/09/2006 16:18:46
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso fará apresentação neste sábado (09) em Cáceres, a partir das 20h00, na praça Barão do Rio Branco . O evento recebe apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), por meio da Pró-reitoria Reitoria de Extensão e Cultura(Proec), e da Prefeitura Municipal , por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Criada em 2005 , a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso foi a primeira a introduzir um naipe de violeiros entre os tradicionais instrumentos clássicos, uma forma de revitalizar e valorizar a cultura matogrossense

Turnê 2006

Dando continuidade à Turnê 2006, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, sob a regência do Maestro Leandro Carvalho, realiza concertos nas cidades de Cáceres e Pontes e Lacerda.

As apresentações nas cidades do interior fazem parte de uma estratégia de ação da Orquestra para democratizar e descentralizar o acesso à Cultura. Os concertos são gratuitos e ocorrem sempre em locais de fácil acesso. Este ano, já foram realizados concertos na região Norte, em Alta Floresta, na região Sul, em Rondonópolis e na região Leste, nas cidades de Primavera do Leste, Água Boa e Barra do Garças. Até o final do ano, a Orquestra se apresentará em pelo menos 12 cidades

Com o objetivo de aproximar a população da música instrumental, até o repertório foi feito com esta intenção. O maestro Leandro Carvalho quer “quebrar o gelo” e desinformalizar o ritual típico de um concerto sinfônico. Além da apresentação da orquestra, ele apresenta os instrumentos e ainda fala de forma descontraída sobre os compositores e as peças que serão executadas.

O grande diferencial da orquestra é o uso da viola-de-cocho, mas apesar do instrumento ser o símbolo de Mato Grosso, grande parte da população nunca a viu e não sabe qual o som feito pela viola.

A Orquestra faz uma verdadeira viajem pelo Brasil por meio da música. O concerto inicia-se três peças ‘caboclas’, criadas por mestres do cancioneiro popular brasileiro: Siriema, de Nhô Pai e Mario Zan, Noites do Sertão, de Tavinho Moura e Milton Nascimento e Chuá Chuá de Pedro Sá Pereira e Ari Pavão.

Em seguida, o foco volta-se para a cultura nordestina com clássicos do repertório: Mourão de Guerra Peixe, Chegança e Momento Armorial de Benny Wolkoff, o maracatu Eh! Luanda de Capiba e uma coletânea de frevos intitulada Frevança com temas de Edgar Moraes, Antônio Maria e Seno.

Terminada esta incursão pelos mais tradicionais ritmos brasileiros, a Orquestra volta-se para a cultura sul-americana e interpreta duas peças de dois dos maiores compositores paraguaios, reafirmando a profunda ligação existente entre a cultura mato-grossense e a dos países irmãos fronteiriços. São elas: Danza Paraguaia de Augustin Barrios e Pizzicato em Cascada de Herminio Gimenez.

Para encerrar o concerto, os músicos aterrisam em solo brasileiro, mais especificamente do Brasil Central e concentram forças na Peleja de Siriema com Cobra do violeiro Roberto Correa (que foi solista da Orquestra em 2005), e dois rasqueados: Quilombinho de José Agnello Ribeiro e Homenagem a Mestre Albertino com arranjo do compositor e colaborados da Orquestra Italo Perón.

A Orquestra é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso

Elaine Tortorelli – Assecom - Unemat com Assessoria / Sec

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada